Páginas

sábado, 12 de julho de 2014

Sugestões de estratégias pedagógicas para fortalecer a identidade negra: o cabelo crespo, o corpo e a beleza negra.

Nessa postagem apresento o livro virtual o Cabelo de Lelê de Valéria Belém. 
A obra é uma ótima sugestão para os anos iniciais e a Educação Infantil. Sinopse: Lelê não gosta do que vê - de onde vem tantos cachinhos? Ela vive a se perguntar. E essa resposta ela encontra num livro, em que descobre sua história e a beleza da herança africana. Além do livro virtual segue link do livro em slide. http://pt.slideshare.net/naysataboada/o-cabelo-de-lele



O livro infanto-juvenil "As Tranças de Bintou" (Cosac Naify, 2004), de Sylviane A. Diouf, conta a história de Bintou, uma menina africana que sonha ter tranças longas e enfeitadas com pedras coloridas e conchinhas como as de sua irmã mais velha e de outras mulheres de seu convívio. Porém, como ainda é criança, tem de se contentar com os seus birotes. Neste livro, uma delicada história sobre a angústia do rito de passagem e o aprendizado do crescimento.



Sugestão do livro virtual que aborda o respeito aos cabelos crespos, cacheados e pixaim. 

Livro - Respeite o cabelo pixaim


Artigos sobre Identidade, Educação e Estética Negra

     Estamos postando dois artigos da professora Nilma Gomes: Educação, identidade negra e formação de  professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo e Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ou ressignificação cultural?. Ambos apresentam uma discussão teórica acerca do corpo e do cabelo crespo como aspectos fundamentais da identidade negra.